maio 04, 2010

Palestra para o grupo de trabalho

Para melhorar os resultados do grupo de trabalho do ministério infantil foi realizado um trabalho de conscientização sobre algumas técnicas usadas auxiliar o entendimento de que se deve tratar a causa raíz, em vez de desperdiçar esforços nos sintomas. Também foram discutidos os principais problemas que nos afetam quando estamos executando tarefas, tais como a Síndrome do estudante, a Síndrome do artista, A lei de Parkinson, entre outros.


O Princípio de Paretto foi introduzido para lembrar que não precisamos temer a montanha de problemas que nos sobrevém, pois, segundo o princípio, somente 20% precisa ser tratado. Estes 20%, adequadamente selecionados, influenciaram na resolução dos outros 80%. Lembrando: O princípio diz que 80% dos problemas são resultado de 20% das causas.


Após isto, vimos a Teoria das Restrições, que aponta para um ponto, e somente um por vez, onde a causa mais importante é tratada para chegamos ao nosso objetivo. A figura alusiva à Teoria é o elo mais fraco de uma corrente, que sozinho determina a força de toda a corrente. Assim, aprendemos que não adianta querer resolver tudo, mas na verdade, é preciso resolver aquilo que afeta todo o sistema de forma mais contundente.


Aplicando Pareto mais Restrição, temos um foco mais definido, e como sabemos, com foco é muito mais fácil atingir as metas. E por falar em metas, algumas foram definidas na segunda reunião. Destas já conseguimos comprar 2 aparelhos de som, de forma emergencial, para o ensaio do dia das mães e para facilitar o trabalho no berçário. Outras metas estão para ser entregues até o dia 25 deste mês.


A vantagem de se trabalhar com metas é que quanto mais próximo de seu cumprimento mais motivados ficamos pois a vitória está quase nas mãos. Por isto, é importante definirmos metas exequíveis e de curto período. Em metas grandes é fundamental um desdobramento para evitar a síndrome do estudante, que deixa tudo para o final.


Mas este fórum não é para isto. Se quiser mais detalhes deste trabalho entre em contato com o ministério infantil. Será um prazer trocar conhecimento.


Que a paz do Senhor seja convosco.


Powered by Zoundry Raven

Nenhum comentário:

Postar um comentário